T1 - EM - Perrengue nunca mais: a Matemática pode te ajudar! - PROF. NILTON (20/11)

 

                       Fonte: TAVARES, 2018.

           ELETIVA (TURMA1)

                                                                           Prof. Nilton    

Perrengue nunca mais: a Matemática pode te ajudar!

Informe

As notas do 2o Bimestre foram organizadas com as atividades da terceira semana (15/5) até a décima semana (10/07). As atividades das semanas seguintes (décima primeira semana em diante) serão consideradas para compor à nota do 3o Bimestre.

As notas do 3o Bimestre foram organizadas com as atividades da décima primeira semana (17/7) até a vigésima primeira semana (25/09). As atividades das semanas seguintes (vigésima segunda semana em diante) serão consideradas para compor à nota do 4o Bimestre.

Atenção!

A SED acabou de comunicar que o sistema para lançamento de notas atrasadas se encontra aberto para alterações, logo, QUEM TEM ATIVIDADES ATRASADAS (1o BIMESTRE, 2o BIMESTRE E DO 3o BIMESTRE), ENVIAR O QUANTO ANTES, PARA TER A NOTA ALTERADA EM SEU BOLETIM, POIS NÃO SABEMOS O PERÍODO QUE A SED FICARÁ ABERTA PARA TAIS ALTERAÇÕES NO SISTEMA.

QUALQUER DÚVIDA, PROCURE O PROFESSOR NOS CANAIS DISPONÍVEIS!

Qualquer nova informação serão avisados!

Avisos!

1. Não deixe de fazer as AAPs de Português e Matemática nessa semana! Lembrando que a sua aplicação nesse bimestre é diferente dos demais bimestres: 

Acesse o SED, depois PEDAGÓGICO E DEPOIS PLATAFORMA CAED.

Na prova: INICIAR, ESCOLHA SUA RESPOSTA, FINALIZAR.

Segue um tutorial para fazer o acesso na SED (passo a passo).

TUTORIAL PLATAFORMA CAED

Qualquer dúvida sobre o acesso e responder as questões, procure os professores responsáveis das disciplinas Português e Matemática.

2. Estamos no meio do 4o Bimestre e a rotina de estudos nessa reta final é fundamental para finalização dos estudos nesse ano. É fundamental essa organização para realização das atividades da semana de todas as disciplinas e postar alguma atividade atrasada que tenha para atualizar o seu boletim.

Na nossa disciplina, estou disponibilizando as atividades no Blog (geralmente a postagem é baseado num material sugerido inicialmente, como vídeos ou textos em sites. Na semana seguinte, proponho exercícios baseados nesse material e se for o caso disponibilizo na semana seguinte mais exercícios para melhor compreensão) no final da tarde ou no começo da noite de segunda-feira para o aluno ter um primeiro contado com o assunto na semana, geralmente no aplicativo Google Classroom a postagem é na noite de quarta-feira ou na manhã de quinta-feira. Para o aluno ter o tempo necessário de envio da atividade da semana pelo Google Classroom ou por email antes da postagem de uma nova atividade na semana seguinte.

A entrega das atividades pode ser realizada nos seguintes canais:                      

1. Através do Google Classroom que tem o acesso dentro do CMSP para recebimento das atividades à distância, para quem já ativou seu e-mail institucional.

Estou disponibilizando os códigos das salas do Google Classroom:

1 A,B,C,D – 2 A,B,C,D – 3 A,B6qevthv

Pelo Google Classroom é mais ágil localizar as atividades realizadas e as que estão faltando entregar pelos alunos. Dúvidas nas atividades são mais fáceis de serem respondidas pelos canais disponíveis no aplicativo do que no email institucional.

Acesse o código da sua sala e comece a aproveitar as vantagens do aplicativo!

2. Para quem não realizou ativação desse email, enviar as atividades para o meu email institucional:

niltonbaldovinotti@prof.educacao.sp.gov.br

Com o título do e-mail “ALUNO – ANO e CLASSE – SEMANA – ATIVIDADE – BIMESTRE” (Exemplo: Claudio Luiz Rodrigues – 3o A – Semana 29 – Atividade 1 – 4o Bimestre).

Qualquer dúvida, estou a disposição!

Orientações das atividades dessa semana (20/11)

Vamos organizar as aulas à distância nessa vigésima nona semana!

Peço gentilmente, quando forem apresentar as suas dúvidas no blog, não se esqueçam de se identificar com o seu nome e sua sala para eu ter uma noção da participação dos alunos no blog.

Na sequência, a atividade desse roteiro apresenta uma continuação de lista de exercícios sobre fator de atualização (aumentos e descontos sucessivos) baseado no material proposto na aula do dia 23/10, qualquer dúvida sobre o conteúdo rever esse material ou entrar em contato com o professor.

Boas aulas a todos!

Atividade

Baseado nos vídeos e texto sugeridos na aula do dia 23/10 que abordaram fator de atualização, continue a responder os exercícios:

8. Uma mercadoria custava R$ 80,00 e seu preço foi reajustado em 5%. Se sobre o novo preço for dado um desconto de 5%, ele voltará a custar R$ 80,00? Justifique sua resposta. Calcule os preços após o aumento e após o desconto.

9. Um posto de gasolina aumentou seus preços em 5% em fevereiro e 3% em janeiro. Se o etanol custa agora R$ 2,59, quanto custava antes dos aumentos?

10. O fluxo de veículos em determinada rua passou de 3 por hora para 3 por minuto depois que ela foi asfaltada. Qual foi o aumento percentual do fluxo de veículos nessa rua?

Referencial

TAVARES, Gabriel. A importância da matemática financeira na gestão empresarial, 13 de ago. de 2018. GRUPO BLB Brasil. Disponível em: https://www.blbbrasil.com.br/blog/matematica-financeira-gestao-empresarial/. Acesso em: 16 de nov. de 2020.

Comentários