ALESSANDRO FISCHER - 2ª AULA - 3º AULA - INSTANGRAFIA

 

Uma questão de ponto de vista


A fotografia não é imparcial nem tem o propósito de ser. Toda imagem, por mais fiel que seja à cena registrada, sempre será um recorte da realidade feito pelo fotógrafo. Por isso, além do enquadramento, a escolha de onde se posicionar e de qual objetiva usar na captura são decisões que interferem no ponto de vista que o fotógrafo tem sobre determinado tema e, consequentemente, influencia a mensagem que a imagem transmite.

Embora pareça uma escolha sem grandes desafios, o ponto de vista é um dos recursos mais criativos da fotografia. Ao mudar a posição da câmera ou ajustar a objetiva para uma distância focal diferente, as relações entre os objetos no quadro se reorganizam. Assim, é possível fazer um registro totalmente diferente de uma mesma cena apenas mudando a posição da câmera no ambiente.

Definir o ponto de vista faz parte da composição fotográfica e vem antes de o fotógrafo escolher a posição do assunto no quadro, orientado, por exemplo, pela regra dos terços. Muito fotógrafo diletante, entretanto, nem chega a explorar esse aspecto criativo. A tendência é ele ficar parado em um lugar enquanto faz a composição da imagem apenas com o movimento de zoom da lente (ou posteriormente, com o corte da foto via computador). Fazendo isso, ele desconsidera outros pontos de vista e desperdiça oportunidades para criar outra opção para a imagem, que pode ser mais atraente aos olhos do observador.


AUTOR: SEBASTIÃO SALGADO

ATIVIDADE: INTERPRETE A FOTOGRAFIA A CIMA.

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