Uma questão de ponto de vista
A
fotografia não é imparcial nem tem o propósito de ser. Toda imagem, por mais
fiel que seja à cena registrada, sempre será um recorte da realidade feito pelo
fotógrafo. Por isso, além do enquadramento, a escolha de onde se posicionar e
de qual objetiva usar na captura são decisões que interferem no ponto de vista
que o fotógrafo tem sobre determinado tema e, consequentemente, influencia a
mensagem que a imagem transmite.
Embora
pareça uma escolha sem grandes desafios, o ponto de vista é um dos recursos
mais criativos da fotografia. Ao mudar a posição da câmera ou ajustar a
objetiva para uma distância focal diferente, as relações entre os objetos no
quadro se reorganizam. Assim, é possível fazer um registro totalmente diferente
de uma mesma cena apenas mudando a posição da câmera no ambiente.
Definir
o ponto de vista faz parte da composição fotográfica e vem antes de o fotógrafo
escolher a posição do assunto no quadro, orientado, por exemplo, pela regra dos
terços. Muito fotógrafo diletante, entretanto, nem chega a explorar esse
aspecto criativo. A tendência é ele ficar parado em um lugar enquanto faz a
composição da imagem apenas com o movimento de zoom da lente (ou
posteriormente, com o corte da foto via computador). Fazendo isso, ele
desconsidera outros pontos de vista e desperdiça oportunidades para criar outra
opção para a imagem, que pode ser mais atraente aos olhos do observador.
Envio de
resposta pelo e-mail hessf15@gmail.com disponibilizado em foto do caderno ou texto e via classroom. Observação: não esquecer de colocar
nome, número e série. A resposta pode ser colocada no corpo do e-mail ou em
documento World, ou por foto da resposta no caderno.
Comentários
Postar um comentário