T4-EM ELETIVA AQUECIMENTO GLOBAL - PROF AMABILE - 29/06 A 03/07/2020

 EE PROFA ZENAIDE LOPES DE OLIVEIRA GODOY

 

ROTEIRO DE ATIVIDADES DOCENTES

 

SEMANA DE 29 DE JUNHO A 3 DE JULHO DE 2020

 

 

PROFESSOR (A): Amabile Fregona Rodrigues

 

COMPONENTE CURRICULAR:  Eletiva Aquecimento Global

 

TURMAS: T4 EM

 

NÚMERO DE AULAS DESTE ROTEIRO: Duas aulas por semana.

 

HABILIDADES A SEREM TRATADAS: O objetivo deste Projeto é que por meio de pesquisa e diferentes atividades que serão propostas, o aluno seja capaz de Identificar, Analisar, Questionar e Debater a respeito do Aquecimento Global, como também propor soluções e ações de melhoria e combate ao Aquecimento Global, e principalmente como cada Aluno pode atuar nesta transformação.

 

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

 

ATIVIDADE 2

 

Olá Alunos,

 

Espero que estejam todos bem!

 

 

CARGA HORÁRIA: Duas aulas por semana.

 

 

DESCRITIVO DA ATIVIDADE:

 

Leia o texto a seguir:

Desmatamento da Amazônia

Por Livia Souza Silva

Mestrado em Ciências Biológicas (INPA, 2015)
Graduação em Ciências Biológicas (UFAC, 2013)

Entre as atividades que o homem pratica que afetam diretamente as maiores áreas de Floresta Amazônica brasileira está o desmatamento. A terra, originalmente florestada nessa região brasileira era do tamanho da Europa Ocidental. As áreas que estão desmatadas e agora, sob pastagens ou convertidas em floresta secundária, já degradadas e abandonadas, somam, pelo menos, 80% do total alterado pelo homem.


Área desmatada ilegalmente na Floresta Amazônica. Foto: marcio isensee / Shutterstock.com

A taxa de desmatamento da Amazônia já variou ao longo do tempo por diversas vezes, alternando entre redução e aumento entre as taxas, mas nos últimos anos o aumento do desmatamento tem sido exponencial. Em Agosto do ano de 2019, o céu da capital de São Paulo escureceu repentinamente a partir das 15h e esse incidente ficou conhecido como o “dia escuro”.

O fenômeno chocou a população brasileira e chamou a atenção do mundo para o que estava acontecendo. Naquele dia, além de uma recém chegada massa de ar frio, que formou nuvens densas e pesadas, o evento também contaria com a chegada da fumaça dos grandes incêndios florestais que consumiram a floresta Amazônica, a uma centena e milhares de km de distância dos estados amazônicos até a grande São Paulo, fazendo chover “água preta” dos céus, no mês de agosto.

Além deste incidente, o dia 10 de agosto de 2019 ficou conhecido como o “dia do fogo” o qual produtores rurais da região norte do pais teriam iniciado um movimento conjunto para incendiar pontos ao longo da floresta tropical. No dia 11 de agosto, o Amazonas declarou estado de emergência e calamidade pública.

Foram contabilizados 161.236 focos de incêndios no pais de janeiro a outubro de 2019, o que significa 45% de área desflorestada a mais em relação ao mesmo período no ano de 2018. Em 2019, cerca de 52,1% das queimadas ocorreram na Amazônia, 30,3% no Cerrado, 10,4% na Mata Atlântica, 3,6% no Pantanal, 2,5% na Caatinga e 1,1% nos Pampas. Do mês de janeiro até agosto de 2019, já haviam sido registrados 43.421 focos de incêndios na Amazônia, 25.253 no Cerrado, 8.704 na Mata Atlântica, 2.974 no Pantanal, 2.072 na Caatinga e 905 nos Pampas.

O desmatamento causa severos impactos sobre a perda de biodiversidade, provoca exposição do solo à erosão, promove a perda das funções ecológicas da floresta no ciclo da água e no armazenamento de carbono. A perda de biodiversidade é um dos impactos mais severos do desmatamento, porque a maioria das espécies presentes não pode sobreviver às mudanças radicais que são provocadas pelo corte e queima da floresta.

A floresta amazônica possui um alto grau de endemismo presente em áreas restritas, o desmatamento contribui para que áreas extensas sejam conduzidas a extinção de muitas espécies. O risco de extinção de qualquer espécie não é uma função linear da área restante do habitat, mas ele se eleva quando a área restante se aproxima de zero.

O melhor entendimento das causas do desmatamento pode ser uma das primeiras prioridades para pesquisas na Amazônia. A identificação de quem desmata, a identificação de qual seria o papel relativo dos grandes e médios fazendeiros versus os dos pequenos agricultores, a quantificação da especulação de terras, a sonegação fiscal e o papel de vários tipos de incentivos ainda existentes deveriam ser analisados.

Quantificar o impacto de processos específicos como a exploração madeireira, a reforma agrária e a construção de infra-estrutura de monoculturas como o caso da soja também deveriam ser contabilizados em decorrência das atividades de desmate. Ano após ano o governo anuncia sobre os dados de desmatamento de anos anteriores junto com medidas para frear o processo. No entanto, os dados do ano seguinte indicam subidas e descidas que tem pouco a ver com as medidas recomendadas para implementação e a taxa do desmatamento segue com o ritmo elevado.

Para se ter uma aderência sobre estratégias de valorização de serviços ambientais a longo prazo é necessário compreender a dinâmica do desmatamento para poder chegar a medias eficazes no controle dos fatos. O fatalismo sobre o destino da floresta amazônica contém a tomada de ações para controlar o desmatamento. O destino da floresta amazônica depende fundamentalmente de decisões humanas, baseadas em informações confiáveis sobre os processos de desmatamento e as ações governamentais podem ter efeitos reais sobre as taxas de perda de floresta na região amazônica.

Referências bibliográficas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndios_florestais_na_Amaz%C3%B4nia_em_2019 acessado em 27/01/2020

Philip M. Fearnside. A floresta amazônica nas mudanças globais. Manaus:INPA, 2003.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/

Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/

 

 

 

Outras fontes de notícias que podem ler a respeito link: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/06/desmatamento-na-amazonia-completa-13-meses-seguidos-de-crescimento.shtml

 

 

 

 

 

Atividade Proposta:

 

 

1)    O que você entendeu da notícia acima?

2)    Quais são as principais causas de desmatamento na Amazônia?

3)    Quais as conseqüências das queimadas e desmatamento?

4)    Como daqui da sua casa, ou comunidade, você pode colaborar para a preservação do Verde?

 

>>Envie o registro da sua Pesquisa para o endereço de e-mail: amabilefregona@prof.educacao.sp.gov.br

 

RECOMENDAÇÕES: Leitura, Pesquisa e registro no caderno.

 

 

FERRAMENTA DISPONIBILIZADAS AOS ESTUDANTES: As informações serão disponibilizadas via Google Classroom e blog.

 

INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Este objetivo será avaliado por meio das devolutivas via e-mail, Google Classroom e Blog.

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