EE
PROFA ZENAIDE LOPES DE OLIVEIRA GODOY |
ROTEIRO
DE ATIVIDADES DOCENTES |
SEMANA DE 29 DE JUNHO A 3 DE JULHO DE 2020 |
PROFESSOR
(A): Amabile Fregona Rodrigues |
COMPONENTE
CURRICULAR: Eletiva Aquecimento Global
|
TURMAS:
T4 EM |
NÚMERO
DE AULAS DESTE ROTEIRO: Duas aulas por semana. |
HABILIDADES
A SEREM TRATADAS: O objetivo deste Projeto é que por meio de pesquisa e
diferentes atividades que serão propostas, o aluno seja capaz de Identificar, Analisar, Questionar e
Debater a respeito do Aquecimento Global, como também propor soluções e ações
de melhoria e combate ao Aquecimento Global, e principalmente como cada Aluno
pode atuar nesta transformação. |
ATIVIDADES
A SEREM REALIZADAS |
ATIVIDADE 2 Olá
Alunos, Espero
que estejam todos bem! CARGA
HORÁRIA: Duas aulas por semana. DESCRITIVO
DA ATIVIDADE: Leia
o texto a seguir: Desmatamento
da Amazônia
Mestrado
em Ciências Biológicas (INPA, 2015) Entre
as atividades que o homem pratica que afetam diretamente as maiores áreas
de Floresta Amazônica brasileira
está o desmatamento. A terra, originalmente florestada nessa região
brasileira era do tamanho da Europa Ocidental. As áreas que estão desmatadas
e agora, sob pastagens ou convertidas em floresta secundária, já degradadas e
abandonadas, somam, pelo menos, 80% do total alterado pelo homem. A
taxa de desmatamento da Amazônia já variou ao
longo do tempo por diversas vezes, alternando entre redução e aumento entre
as taxas, mas nos últimos anos o aumento do desmatamento tem sido
exponencial. Em Agosto do ano de 2019, o céu da capital de São Paulo
escureceu repentinamente a partir das 15h e esse incidente ficou conhecido
como o “dia escuro”. O
fenômeno chocou a população brasileira e chamou a atenção do mundo para o que
estava acontecendo. Naquele dia, além de uma recém chegada massa de ar frio,
que formou nuvens densas e pesadas, o evento também contaria com a chegada da
fumaça dos grandes incêndios florestais que consumiram a floresta Amazônica,
a uma centena e milhares de km de distância dos estados amazônicos até a
grande São Paulo, fazendo chover “água preta” dos céus, no mês de agosto. Além
deste incidente, o dia 10 de agosto de 2019 ficou conhecido como o “dia do
fogo” o qual produtores rurais da região norte do pais teriam iniciado um
movimento conjunto para incendiar pontos ao longo da floresta tropical. No dia 11 de agosto,
o Amazonas declarou estado de emergência e calamidade
pública. Foram
contabilizados 161.236 focos de incêndios no pais de janeiro a outubro de
2019, o que significa 45% de área desflorestada a mais em relação ao mesmo
período no ano de 2018. Em 2019, cerca de 52,1% das queimadas ocorreram na Amazônia, 30,3% no Cerrado,
10,4% na Mata Atlântica, 3,6% no Pantanal, 2,5% na
Caatinga e 1,1% nos Pampas. Do mês de janeiro até agosto de 2019, já haviam
sido registrados 43.421 focos de incêndios na Amazônia, 25.253 no Cerrado, 8.704 na Mata Atlântica, 2.974 no Pantanal,
2.072 na Caatinga e 905 nos Pampas. O
desmatamento causa severos impactos sobre a perda de biodiversidade, provoca
exposição do solo à erosão, promove a perda das funções
ecológicas da floresta no ciclo da água e no armazenamento de carbono. A
perda de biodiversidade é um dos impactos mais
severos do desmatamento, porque a maioria das espécies presentes não pode
sobreviver às mudanças radicais que são provocadas pelo corte e queima da
floresta. A
floresta amazônica possui um alto grau de endemismo presente em áreas restritas,
o desmatamento contribui para que áreas extensas sejam conduzidas a extinção de
muitas espécies. O risco de extinção de qualquer espécie não é uma função
linear da área restante do habitat, mas ele se eleva quando a área restante
se aproxima de zero. O
melhor entendimento das causas do desmatamento pode ser uma das primeiras
prioridades para pesquisas na Amazônia. A identificação de quem desmata, a
identificação de qual seria o papel relativo dos grandes e médios fazendeiros
versus os dos pequenos agricultores, a quantificação da especulação de
terras, a sonegação fiscal e o papel de vários tipos de incentivos ainda
existentes deveriam ser analisados. Quantificar
o impacto de processos específicos como a exploração madeireira, a reforma
agrária e a construção de infra-estrutura de monoculturas como o caso da soja
também deveriam ser contabilizados em decorrência das atividades de desmate.
Ano após ano o governo anuncia sobre os dados de desmatamento de anos
anteriores junto com medidas para frear o processo. No entanto, os dados do
ano seguinte indicam subidas e descidas que tem pouco a ver com as medidas
recomendadas para implementação e a taxa do desmatamento segue com o ritmo
elevado. Para
se ter uma aderência sobre estratégias de valorização de serviços ambientais
a longo prazo é necessário compreender a dinâmica do desmatamento para poder
chegar a medias eficazes no controle dos fatos. O fatalismo sobre o destino
da floresta amazônica contém a tomada de ações para controlar o desmatamento.
O destino da floresta amazônica depende fundamentalmente de decisões humanas,
baseadas em informações confiáveis sobre os processos de desmatamento e as
ações governamentais podem ter efeitos reais sobre as taxas de perda de
floresta na região amazônica. Referências
bibliográficas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndios_florestais_na_Amaz%C3%B4nia_em_2019 acessado
em 27/01/2020 Philip
M. Fearnside. A floresta amazônica nas mudanças globais. Manaus:INPA, 2003. Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/ Fonte:
https://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-amazonia/ Outras fontes de notícias que podem
ler a respeito link: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/06/desmatamento-na-amazonia-completa-13-meses-seguidos-de-crescimento.shtml Atividade
Proposta: 1) O que você entendeu da notícia acima? 2) Quais são as principais causas de desmatamento na
Amazônia? 3) Quais as conseqüências das queimadas e desmatamento? 4) Como daqui da sua casa, ou comunidade, você pode
colaborar para a preservação do Verde? >>Envie o registro da sua Pesquisa
para o endereço de e-mail: amabilefregona@prof.educacao.sp.gov.br RECOMENDAÇÕES: Leitura, Pesquisa e
registro no caderno. |
FERRAMENTA DISPONIBILIZADAS AOS
ESTUDANTES: As informações serão disponibilizadas via Google Classroom e blog. |
INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA
APRENDIZAGEM: Este objetivo será avaliado por meio das
devolutivas via e-mail, Google Classroom e Blog. |
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