T4-EM - Aquecimento global - Profª Amabile Rodrigues - (semana 08 - 12/06)

Oi, pessoal. Estou mandando a atividade dessa semana. 

Abraços. 


Atividade Proposta:

 

Nosso Projeto inicia-se nesta semana com uma Pesquisa que deverão fazer sobre os o Aquecimento Global mencionado no texto abaixo.

 

1-    Pesquise e registre em seu caderno, considerando como guia de Estudo os tópicos a seguir:

 

·         O que é o Aquecimento Global? Explique apresentando números e percentuais no mundo e no país em que você vive.

·         O que é o Acordo de Paris?

·         O que o Brasil faz atualmente para evitar o Aquecimento Global?

·         O que você faz, atualmente, para contribuir para a sustentabilidade do Planeta e diminuição do Aquecimento Global?

 

2-    Traga para a nossa próxima aula uma notícia sobre o Aquecimento Global.

 

Para ajudar na sua pesquisa, recomendo o uso de livros, ou vídeos, ou pesquisas online na Internet. Seja qual for a Fonte da sua Pesquisa, por favor a registre.

 

>>Envie o registro da sua Pesquisa para o endereço de e-mail: amabilefregona@prof.educacao.sp.gov.br

 

RECOMENDAÇÕES: Leitura, Pesquisa e registro no caderno.



DESCRITIVO DA ATIVIDADE:

 

Mundo pós-Covid e a redução de carbono que precisamos

A crise gerada pelo novo coronavírus pode desencadear nesse ano a maior queda anual de emissões de CO2 da história mundial! Se esse nível de redução se mantivesse nos próximos anos, através de mudanças sustentáveis, conseguiríamos frear o aquecimento global!


Paola Bueno

A pandemia da Covid-19 poderá ser responsável por uma redução de até 8% das emissões de CO2 nesse ano!

A atual crise mundial desencadeada pela pandemia da Covid-19 poderá ser responsável pela maior redução das emissões de carbono já registrada! Ao longo da história do planeta foram registradas reduções das emissões de CO2 (gás carbônico/ dióxido de carbono) durante grandes crises mundiais, como guerras, recessões ou outras pandemias, porém nenhuma delas teve um impacto tão grande comparada a atual pandemia do coronavírus

O gráfico abaixo, elaborado pela BBC, ilustra a evolução das emissões de CO2 por ano desde o início do século passado, evidenciando o aumento exponencial das emissões ao longo do último século, quebrando recordes de emissões nos últimos anos da série. Como mostra o gráfico, algumas crises mundiais históricas foram responsáveis por diminuições significativas na quantidade de CO2 emitido, mas nenhuma delas supera a queda projetada para o ano de 2020! 


Gráfico da evolução anual da quantidade de CO2 emitido e as principais crises mundias da história. Fonte: BBC.

Uma análise feita pela Carbon Brief sugere que a pandemia pode causar um corte de emissões da ordem de 2 bilhões de toneladas de CO2 (BtCO2) neste ano. Essa estimativa é equivalente a 5,5 % do total global emitido em 2019. Já a Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês) prevê um impacto maior, sugerindo que as emissões de CO2 poderão cair 8% nesse ano, cerca de 2,6 BtCO2. Esses cenários indicam que a redução desse ano seria 6 a 8 vezes maior que a observada na última recessão global.

Para manter o planeta no caminho certo e mantermos o aquecimento global abaixo do limite de 1.5°C até o final do século, o mundo precisaria que essa taxa de redução de emissões se mantivesse. Glen Peters, pesquisador do Centro Internacional de Pesquisas Climáticas e Ambientais (Cicero), disse a BBC que a redução observada nesse ano é o tipo de redução que precisamos todos os anos para atingirmos zero emissão em 2050.

Isso quer dizer que as emissões de CO2 irão diminuir a partir d

Carbon Brief@CarbonBrief

 

 

Analysis: Coronavirus set to cause largest ever annual fall in CO2 emissions | @DrSimEvans https://bit.ly/3eU0aEW 

 

 

e então? Isso depende de como vamos sair dessa crise. Em alguns 

momentos da história, logo após a recessão o ano seguinte voltou a registrar um aumento das emissões, mas em outros momentos, os setores impactados se reinventaram e se recuperaram a partir de métodos mais sustentáveis.


Fonte: https://www.tempo.com/noticias/ciencia/mundo-pos-covid-e-a-reducao-de-carbono-que-precisamos.html

 

 

 


Comentários

Postar um comentário