Amabile-T4-EM-Eletivas Aquecimento Global-17 a 21 de agosto de 2020.

 

Quais os principais fatores relacionados ao desequilíbrio ecológico?

Saiba quais são os principais fatores relacionados ao desequilíbrio ecológico e como isso pode cair na sua prova do vestibular!

Quando há a preservação dos ecossistemas, ou seja, o conjunto de comunidades ali viventes e seus fatores abióticos, sem ocorrência de distúrbios que ocasionem uma diminuição da diversidade de espécies ou danos aos recursos naturais, podemos dizer que há equilíbrio ecológico.

Quais os principais fatores relacionados ao desequilíbrio ecológico?
Quais os principais fatores relacionados ao desequilíbrio ecológico?

Entretanto, quando ocorrem mudanças climáticas ou antropológicas que desestabilizem tal equilíbrio, ocorre o desequilíbrio ecológico. Dos desequilíbrios antrópicos, ou seja, cometidos pelo homem, há a caça a animais silvestres, queimadas, desmatamento, modificações do solo causadas por agricultura e agropecuária, poluição de águas, atmosfera, dentre outros. Já o desequilíbrio ecológico causado por mudanças climáticas também pode se dever a queimadas (sendo essas naturais), tempestades, furacões, enchentes, terremotos, erupção vulcânica, vendavais ou maremotos. Vamos analisar os principais causadores de desequilíbrio ecológico:

Caça de animais silvestres

Caça de animais silvestres
Caça de animais silvestres

Uma vez que animais silvestres são caçados, a diminuição das suas populações acarreta em mudanças nas diferentes dinâmicas populacionais de um ecossistema. Isso porque a remoção de número de indivíduos de uma população levará ao consequente aumento do número de indivíduos de suas presas, pois um dos fatores do seu controle de crescimento está diminuindo. Também acarretará em uma diminuição do seu predador (caso haja algum), já que este terá menor disponibilidade de alimento.

Queimadas e desmatamento

Queimadas e desmatamento
Queimadas e desmatamento

A retirada da vegetação nativa, seja por remoção madeireira ou por queimada, leva à diminuição da biodiversidade, já que muitos vegetais e animais são mortos com tais práticas. Também há o empobrecimento do solo, que pode impedir que outros organismos ali se estabeleçam. Com isso, diversas teias alimentares podem ficar prejudicadas.


Segue as atividades dessa semana :


1)Observe a tirinha a seguir de Maurício de Souza:

O desmatamento e o progresso
O desmatamento e o progresso

Na tirinha, apresenta-se uma crítica à noção de progresso vinculada:

a) à ideia de sustentabilidade e suas consequências.

b) ao conceito de expansão florestal desordenada.

c) à adoção continuada do reflorestamento progressivo.

d) à ausência de uma política de desenvolvimento sustentável.

e) ao ideário de que a vegetação resiste ao avanço das atividades humanas.

2)Quais são os Desequilíbrio ecológicos causados por mudanças climáticas?


Qualquer duvida pode mandar um e-mail  amabilefregona@prof.educaçao.sp.gov.br

whats 932877561


Comentários